Os equipamentos estão disponíveis para utilização por pesquisadores e alunos de PG de quaisquer instituições de ensino e pesquisa, assim como para prestação de serviços a empresas, na forma de um Centro Multiusuários.
No caso particular do microtomógrafo Zeiss XRadia 510 Versa, dada a sofisticação da operação, custo elevado de manutenção, e tempos longos na aquisição das imagens 3D, o uso e sua priorização é definido por um Comitê Gestor formado por pesquisadores de 3 instituições, listados a seguir:
- Coordenação Geral: Prof. Sidnei Paciornik – PUC-Rio
- Vice-Coordenação: Dr. Marcos Henrique de Pinho Mauricio – PUC-Rio
- Membro do Comitê Gestor: Prof. Gustavo de Deus – UFF
- Membro do Comitê Gestor: Dr. Otavio da Fonseca Martins Gomes – CETEM/MCTI
Interessados em utilizar os equipamentos devem fazer contato com o Dr. Marcos Henrique de Pinho Mauricio, apresentando seus requisitos técnicos. Os pedidos serão priorizados em função da fila de espera, complexidade e tempo de análise.
Para pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro, as seguintes regras serão aplicadas, considerando o financiamento do contrato de manutenção por projeto FAPERJ manutenção (em avaliação):
- A unidade executora (professores responsáveis, técnicos e estudantes) deverá dar assistência colaborativa aos pesquisadores para o uso dos Equipamentos Multiusuários em seus projetos de pesquisa.
- A instalação dos Equipamentos Multiusuários deverá ser divulgada às unidades colaboradoras, esclarecendo as aplicações a que se destinam os equipamentos, assim como deverão ser oferecidos cursos de treinamento para eventuais usuários.
- Não será cobrado, em hipótese alguma, pelo uso de Equipamentos Multiusuários para as unidades executoras, colaboradoras e eventuais usuários futuros.
- As equipes colaboradoras terão que providenciar seu próprio material de consumo para o uso do Equipamento Multiusuário, assim como deverá preparar o seu material de pesquisa quando necessário.
- A instalação do Equipamento Multiusuário em determinada unidade não significa que esta poderá ter uso prioritário.
- O pesquisador que desejar fazer uso do Equipamento Multiusuário terá livre acesso ao aparelho desde que seja observada sua agenda de uso a ser disponibilizada pela unidade executora.