Os equipamentos estão disponíveis para utilização por pesquisadores e alunos de PG de quaisquer instituições de ensino e pesquisa, assim como para prestação de serviços a empresas, na forma de um Centro Multiusuários.

No caso particular do microtomógrafo Zeiss XRadia 510 Versa, dada a sofisticação da operação, custo elevado de manutenção, e tempos longos na aquisição das imagens 3D, o uso e sua priorização é definido por um Comitê Gestor formado por pesquisadores de 3 instituições, listados a seguir:

  • Coordenação Geral: Prof. Sidnei Paciornik – PUC-Rio
  • Vice-Coordenação: Dr. Marcos Henrique de Pinho Mauricio – PUC-Rio
  • Membro do Comitê Gestor: Prof. Gustavo de Deus – UFF
  • Membro do Comitê Gestor: Dr. Otavio da Fonseca Martins Gomes – CETEM/MCTI

Interessados em utilizar os equipamentos devem fazer contato com o Dr. Marcos Henrique de Pinho Mauricio, apresentando seus requisitos técnicos. Os pedidos serão priorizados em função da fila de espera, complexidade e tempo de análise.

Para pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro, as seguintes regras serão aplicadas, considerando o financiamento do contrato de manutenção por projeto FAPERJ manutenção (em avaliação):

  1. A unidade executora (professores responsáveis, técnicos e estudantes) deverá dar assistência colaborativa aos pesquisadores para o uso dos Equipamentos Multiusuários em seus projetos de pesquisa.
  2. A instalação dos Equipamentos Multiusuários deverá ser divulgada às unidades colaboradoras, esclarecendo as aplicações a que se destinam os equipamentos, assim como deverão ser oferecidos cursos de treinamento para eventuais usuários.
  3. Não será cobrado, em hipótese alguma, pelo uso de Equipamentos Multiusuários para as unidades executoras, colaboradoras e eventuais usuários futuros.
  4. As equipes colaboradoras terão que providenciar seu próprio material de consumo para o uso do Equipamento Multiusuário, assim como deverá preparar o seu material de pesquisa quando necessário.
  5. A instalação do Equipamento Multiusuário em determinada unidade não significa que esta poderá ter uso prioritário.
  6. O pesquisador que desejar fazer uso do Equipamento Multiusuário terá livre acesso ao aparelho desde que seja observada sua agenda de uso a ser disponibilizada pela unidade executora.